A Black Friday no Brasil já é uma consolidada, mas diferentemente do que acontece em outros países, aqui nas terras tupiniquins as empresas aproveitam a data para “simularem” descontos.
É preciso ficar esperto para não cair na frase criada pelos consumidores do Brasil: “Tudo pelo dobro do preço”.
Foi pensando nisso que nós do Blog Morando Sozinho separamos algumas dicas para você não se dar mal nessa data de descontos:
1. Tudo pelo dobro do preço
Pesquise o preço sempre com antecedência, nós que moramos sozinhos não podemos nos dar ao luxo de ir em uma loja e comprar sem pesquisar preços, então se você já está querendo comprar uma televisão com certeza já sabe o valor médio dela, se ainda não faz isso fique a tento sempre pesquise com calma e antecedência.
2. Desconfie de preços muito baixos
Ninguém faz milagre, preços muitos baixos podem ser sinônimo de produtos paralelos, ou de lojas falsas. Por isso confirme com a loja se o produto é de exposição (mostruário) se é recondicionada, e por fim certifique-se se a loja é idônea.
3. Lojas Idôneas
Se você não estiver comprando de uma grande rede (Americanas, Walmart, Casas Bahia, Magazine Luiza entre outros…) o ideal é verificar se a loja é confiável. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico disponibiliza uma lista de empresas com o selo “Black Friday Legal”. O endereço é: www.camara-e.net
O órgão também verifica se a loja não está na lista negra do Procon, se tem CNPJ válido e se oferece atendimento ao cliente.
4. E-mails falsos
Dai você recebeu um e-mail de uma grande loja e aquela televisão que você queria comprar esta realmente pela metade do preço. Nesse momento é importante verificar se o e-mail recebido é verdadeiro, uma maneira de identificar é verificar o endereço de e-mail do remetente:
Repare que o endereço de e-mail tem que ser o mesmo endereço do site
Caso você tenha alguma duvida se o e-mail é verdadeiro, entre em contato com a loja através do chat ou do 0800 e confirme se a oferta é verdadeira.
5. Tire “prints” da tela na hora da compra
Para facilitar a resolução de eventuais problemas, o ideal é que você vá salvando as telas no momento da compra, pode ser através de fotos ou capturando a tela usando o botão “Print Scream” do seu teclado. Faça isso em todas as etapas da compra.
E se mesmo assim você tiver problemas durante as compras, O Procon fará um plantão a partir de quinta-feira até sábado para atender reclamações pelo telefone 151.
Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!