Tudo pelo dobro do preço: Dicas para não se dar mal na Black Friday Brasil 2016

A Black Friday no Brasil já é uma consolidada, mas diferentemente do que acontece em outros países, aqui nas terras tupiniquins as empresas aproveitam a data para “simularem” descontos.

É preciso ficar esperto para não cair na frase criada pelos consumidores do Brasil: “Tudo pelo dobro do preço”. Tudo pelo dobro do preço

Foi pensando nisso que nós do Blog Morando Sozinho separamos algumas dicas para você não se dar mal nessa data de descontos:

1. Tudo pelo dobro do preço

Pesquise o preço sempre com antecedência, nós que moramos sozinhos não podemos nos dar ao luxo de ir em uma loja e comprar sem pesquisar preços, então se você já está querendo comprar uma televisão com certeza já sabe o valor médio dela, se ainda não faz isso fique a tento sempre pesquise com calma e antecedência.

2. Desconfie de preços muito baixos

Ninguém faz milagre, preços muitos baixos podem ser sinônimo de produtos paralelos, ou de lojas falsas. Por isso confirme com a loja se o produto é de exposição (mostruário) se é recondicionada, e por fim certifique-se se a loja é idônea.

3. Lojas Idôneas
Se você não estiver comprando de uma grande rede (Americanas, Walmart, Casas Bahia, Magazine Luiza entre outros…) o ideal é verificar se a loja é confiável. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico disponibiliza uma lista de empresas com o selo “Black Friday Legal”. O endereço é: www.camara-e.net
O órgão também verifica se a loja não está na lista negra do Procon, se tem CNPJ válido e se oferece atendimento ao cliente.

4. E-mails falsos
Dai você recebeu um e-mail de uma grande loja e aquela televisão que você queria comprar esta realmente pela metade do preço. Nesse momento é importante verificar se o e-mail recebido é verdadeiro, uma maneira de identificar é verificar o endereço de e-mail do remetente:


Repare que o endereço de e-mail tem que ser o mesmo endereço do site

Caso você tenha alguma duvida se o e-mail é verdadeiro, entre em contato com a loja através do chat ou do 0800 e confirme se a oferta é verdadeira.

5. Tire “prints” da tela na hora da compra

Para facilitar a resolução de eventuais problemas, o ideal é que você vá salvando as telas no momento da compra, pode ser através de fotos ou capturando a tela usando o botão “Print Scream” do seu teclado. Faça isso em todas as etapas da compra.

E se mesmo assim você tiver problemas durante as compras, O Procon fará um plantão a partir de quinta-feira até sábado para atender reclamações pelo telefone 151.
Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!